Como Aprender Inglês Sozinho

Sumário

Hoje eu vou compartilhar três dicas importantíssimas para você que quer aprender inglês sozinho.

O mito de aprender sozinho

Eu vou falar um pouco sobre aprender inglês sozinho. Algumas pessoas acham que existem muitos mitos de que aprender alguma coisa sozinho, seja lá o que for, é uma tarefa para quem tem um intelecto superior. Mas e se eu te disser que isso na verdade não passa de fake news?

Se você fizer o que eu vou compartilhar com você hoje, eu tenho certeza absoluta de que você vai aprender não só inglês, mas qualquer coisa que você quiser daqui para frente.

E aí, está pronto para colocar seu inglês no lugar certo? Então, vamos para as dicas!

1- Separe um tempo para estudar o idioma

Primeira dica de hoje: separe um tempo na sua rotina para você estudar aquilo que você quer aprender.

aprender inglês sozinho
Projeto Vetores por Vecteezy

A gente está falando de inglês, portanto, separe no mínimo 15 minutos por dia para você estudar alguma coisa de inglês, seja ler um texto, escrever alguma coisa, ouvir um podcast, assistir alguma série, conversar com algum amigo seu que fala inglês, ou até mesmo conversar sozinho, não tem problema.

Mas separe um tempo de, no mínimo, 15 minutos para você se dedicar única e exclusivamente a isso.

2- Procure ter uma rotina onde as 4 habilidades sejam praticadas no seu estudo

A minha segunda dica de é: procure ter uma rotina de estudos onde as quatro habilidades que a gente desenvolve em inglês sejam praticadas.

Quais são essas quatro habilidades?

  • A gente fala primeiro sobre o reading que é a habilidade de leitura;
  • Tem o listening, que é a habilidade de escutar alguma coisa;
  • Tem o speaking, que é a habilidade de falar;
  • E tem o writing que é a habilidade de escrever.

Então, naquela dica anterior que eu falei sobre separar um tempo, você separa esse tempo também de acordo com a habilidade que você quer trabalhar.

Nós temos hoje cinco dias úteis na semana. Se contar a semana cheia, nós temos 7 dias. Dá perfeitamente para organizar um dia por habilidade, e nos outros dias juntar de duas a duas.

3- Evite maus exemplos

E a nossa terceira e última dica de hoje é uma coisa que vai exigir um pouquinho mais da sua atenção, porque a dica é: evite os maus exemplos.

Agora, o que que eu quero dizer com mau exemplo?

O mau exemplo não é só aquele seu colega que não sabe nada de inglês e acha que tá abafando! Na verdade, hoje estamos no século 21, a era da informação, e estamos bombardeados de coisas pela internet.

Então, você tem acesso a muito conteúdo legal, mas muito conteúdo que te leva por um caminho que não deveria ser o correto.

Vídeos com pronúncias ruins de inglês

Por isso, a primeira coisa que eu vou te pedir nessa questão dos maus exemplos são vídeos com uma pronúncia ruim do inglês.

A gente conhece diversos vídeos por aí que falam de determinados artistas ou pessoas famosas, celebridades ou até desconhecidos, que estão falando em inglês numa entrevista ou até mesmo para própria câmera, mas o inglês é considerado de ruim a péssimo.

Esses vídeos não seriam interessantes para a gente ouvir porque eles parecem engraçados, e alguns deles até são, mas quando a gente está no momento de aprender, absorvemos muita coisa.

Infelizmente, e eu digo infelizmente porque gostaria muito que fosse diferente, mas a gente absorve o que é errado mais fácil do que o que certo.

aprender inglês sozinho
Ver os outros falando errado pode até ser engraçado, mas te conduz ao erro.

Então, a gente vê o vídeo daquele rapaz lá falando em inglês muito ruim numa entrevista, ou aquele grupo de comédia fazendo graça numa entrevista que deveria ser em inglês e falando um monte de bobagem junto, e a gente acaba absorvendo aquilo porque a gente gosta de tirar sarro com as coisas!

Aí, voltamos a uma coisa básica de se aprender algo: a repetição.

Quanto mais a gente repete, mais a gente aprende. E nós, brasileiros, temos por característica sermos um povo muito zoeiro!

Então, a gente vai zoar com um monte de coisa? Sim.

Só que quanto mais a gente zoar com o inglês errado, mais rápido a gente vai absorver aquilo errado.

Creio que esse não é o seu objetivo aqui, por isso evite ao máximo quando você estiver aprendendo inglês ou qualquer habilidade, de assistir coisas onde essa habilidade não esteja bem performada, ok? Evite vídeos da galera falando o inglês ruim!

Memes com inglês errado de propósito

A segunda coisa que eu vou te pedir aqui também é uma coisa que todos nós usamos bastante até: compartilhamento dos memes.

Existem inúmeros memes, e se você jogar na tua plataforma de busca, vai encontrar muito mais do que mil memes em inglês – e alguns deles têm erros de inglês justamente para tirar sarro!

Tente evitar isso também, da mesma forma que a dica anterior, ok? A gente absorve o erro, então não se exponha tanto ao erro agora.

Tradutores online de código aberto

E a última coisa que eu vou te pedir pode parecer um pouquinho mais complicada, mas eu vou te dar um caminho que descomplica tudo: os tradutores de código aberto.

O tradutor de código aberto é aquele onde qualquer pessoa consegue inserir um significado dentro dele.

Então, eu posso colocar qualquer palavra em português e dizer que ela significa qualquer palavra em inglês. Não existe um filtro para inserir a palavra.

A gente conhece alguns tradutores por aí de código aberto, um deles é extremamente famoso e o que a gente mais usa. Porém, muito cuidado com esses tradutores!

Da mesma forma que eu consigo inserir coisas certas para ajudar todo mundo, nem todo mundo pensa assim e acaba colocando coisa errada – e às vezes a pessoa até coloca coisa errada por desconhecimento da língua.

Às vezes tem um aspecto que faz com que aquela palavra tenha um significado “x”, e a pessoa desconhece aquilo, é possível!

Existem diversos tradutores bons por aí, e eu vou deixar aqui um link aqui de um site que eu particularmente uso quando preciso traduzir alguma coisa: https://dictionary.reverso.net

Gosto dele porque ele não só me dá a tradução da palavra, mas me dá a definição do dicionário e uma contextualização em frases.

Resumo dessa dica

Então, resumindo para gente evitar esses maus exemplos:

  • Evitar vídeos das pessoas falando em inglês ruim;
  • Evitar os memes com erros de inglês;
  • E evitar esses tradutores de código aberto.

Isso tudo quer dizer que eu quero evitar que você esteja exposto demais a coisas que vão te levar ao erro, ok?

Conclusão

Esse post foi um conjunto de dicas para você aprender inglês sozinho, evitando ao máximo se expor a erros de inglês.

As três principais dicas foram: separe um tempo para estudar o idioma, procure ter uma rotina onde as 4 habilidades de inglês sejam praticadas no seu estudo, e por último, mas não menos importante, evite os maus exemplos na internet e no seu dia a dia.

Se você gostou desse conteúdo e se isso te ajudou, inscreva-se no meu canal do YouTube!

Me conte também nos comentários o que você achou dessas dicas e se você conhece mais alguma dica legal para aprender inglês sozinho em casa.

Muito obrigado e até o próximo post!

Rod Krebs.

Artigos relacionados

foto do ebook o método das 8 frases-chave do inglês para viagem em formato tablet, celular e livro

E-book gratuito ❤

Baixe o e-book O Método das 8 Frases-Chave do Inglês Para Viagem e dê o primeiro passo para conseguir se comunicar em inglês pelo mundo!